sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Nanjo Tokimitsu ( Sua Vida)

Iniciando a prática do budismo ainda na infância, Nanjo Tokimitsu foi um discípulo de total confiança do Buda Original Nitiren Daishonin, mantendo a pura fé por toda a sua vida. Ultrapassando inúmeras dificuldades e sustentando sempre o espírito de proteger o Verdadeiro Budismo, foi também o braço direito de Nikko Shonin, o sucessor imediato de Daishonin. Tokimitsu havia perdido o seu pai com apenas sete anos de idade e tornou-se ainda jovem o lorde do distrito Ueno, província de Suruga. Por essa razão, ficou conhecido também como o Lorde Ueno. Em 1275, quando tinha dezesseis anos de idade, Nanjo Tokimitsu encontrou-se pela primeira vez com Nikko Shonin, iniciando desde então uma intensa campanha de propagação do budismo na província de Suruga. À medida que o movimento de Chakubuku avançava sob a liderança de Nikko Shonin, os Três Obstáculos e as Quatro Maldades surgiam em sucessão, culminando com a famosa Perseguição de Atsuhara em setembro de 1279, ocasião em que vinte fiéis camponeses acabaram sendo aprisionados por Hei-no-Saemon. Apesar de ser ainda um jovem adolescente, como líder dos adeptos de Daishonin na região e como lorde do distrito de Ueno, Nanjo Tokimitsu ofereceu toda a proteção aos camponeses diante das perseguições das autoridades. Porém, isto causou a fúria do governo de Kamakura que não aprovava seu comportamento e se vingou aplicando pesadas taxas e impostos a ponto de deixar o próprio Tokimitsu em uma condição financeira miserável. Conseqüentemente, até mesmo as necessidades básicas de um oficial samurai, tais como de manter o seu próprio cavalo e de proporcionar vestimentas adequadas para a sua esposa e os seus familiares, ficaram seriamente comprometidas. Mesmo passando por tais dificuldades, Nanjo Tokimitsu continuou a enviar importantes oferecimentos a Nitiren Daishonin que se encontrava retirado no Monte Minobu. Tais oferecimentos são descritos por Daishonin em diversos escritos dedicados a Nanjo Tokimitsu e, sem dúvida, eram decorrentes da sua pureza e sinceridade da prática da fé. Em todas as ocasiões, o Buda Original exalta o sentimento de gratidão aos oferecimentos recebidos e enaltece o espírito de doação do seu discípulo, mostrando o quão extraordinários são os benefícios provenientes deste ato. No escrito “Resposta a Lorde Ueno”, é citada a passagem sobre dois meninos que quando avistaram o Buda Sakyamuni, reverenciaram-no e ofereceram bolinhos de lama com toda a sinceridade por não possuírem nada a oferecer; e, como benefício deste sentimento, viriam a renascer mais tarde como um grande rei e sua esposa. Nanjo Tokimitsu foi um discípulo exemplar do Buda Original Nitiren Daishonin e recebeu dele um grande número de escritos. Diante das mortes prematuras de seu pai e de seu irmão mais velho, Tokimitsu assumiu o cargo hereditário de administrador da área de Fuji e se tornou um seguidor do Budismo de Nitiren Daishonin ainda bastante jovem. No escrito “O Portão do Dragão”, Nitiren Daishonin o encoraja a empenhar-se dedicando a própria vida em busca da iluminação que é o objetivo final da nossa prática da fé. Citando o exemplo da batalha de milhares de carpas que tentam subir a cachoeira Portão do Dragão na China, enfrentando sua forte correnteza, os inúmeros predadores e caçadores, até alcançarem o topo para se tornarem um dragão, Daishonin mostra-lhe como é difícil manter a fé em busca do estado de Buda, por sermos facilmente influenciados e vulneráveis às pressões, ilusões e impedimentos causados por agentes externos. Esse escrito foi dedicado a Nanjo Tokimitsu por ocasião da perseguição de Atsuhara em que simples camponeses, discípulos de Daishonin, haviam sido aprisionados e posteriormente executados devido a sua fé no Verdadeiro Budismo. Um outro aspecto do comportamento da prática da fé bastante conhecido da vida de Nanjo Tokimitsu consta em um outro escrito que ele recebeu de Daishonin: “Atualmente, existem pessoas que têm fé no Sutra de Lótus. Entretanto, alguns crêem como chamas ardentes, enquanto outros como a água corrente. Quando os primeiros ouvem sobre o budismo, entusiasmam-se como o fogo, mas quando permanecem afastados são dominados pela mente disposta a abandonar a fé. Como água corrente significa crer continuamente sem nunca retroceder. Como o senhor freqüentemente tem me visitado independentemente das circunstâncias, a sua fé é comparável à água corrente. Quão digno de respeito! (As Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. I, pág. 419.) Enfim, os muitos escritos dedicados por Daishonin a Nanjo Tokimitsu nos ensinam importantes posturas da fé no budismo que, quando colocadas em prática, nos capacitam a ultrapassar os obstáculos e dificuldades tão comuns no cotidiano de qualquer pessoa.

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